
CNU 2025: 3ª retificação
Concurseiros do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025), atenção máxima! O edital da segunda edição do maior certame do país passou por sua terceira retificação, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 17 de julho. As novas mudanças são abrangentes e afetam a distribuição de vagas, requisitos de formação, atribuições de cargos, locais de exercício, pesos dos eixos temáticos e até os critérios da Avaliação de Títulos para diversas especialidades. Além disso, houve alteração na relação de cargos que integram a Fase 6 do concurso, que se refere à Defesa de Memorial e Prova Oral.
Em relação à distribuição de vagas, o Bloco 4 (Engenharias e Arquitetura) teve alterações para cargos como Analista de Ciência e Tecnologia (Engenharia Civil) e Pesquisador (Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Agronômica), além de diversas especialidades de Tecnologista (Engenharia Agronômica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, e Engenharia Elétrica e de Telecomunicações).
A formação exigida para alguns cargos também sofreu alterações. No Bloco 1 (Seguridade Social), foram impactados cargos como Tecnologista (Saúde Coletiva), Fisioterapia (adulto, neonatal e pediátrica), Pesquisador em Saúde Pública (Bacteriologia e micologia, Medicina Veterinária aplicada à primatologia, Entomologia, Parasitologia, Patologia Veterinária, Saúde e Ambiente, Virologia), e Tecnologista em Pesquisa e Investigação Biomédica (Patologia clínica aplicada à Primatologia). O Bloco 4 teve mudanças para Tecnologista (Sistemas de Radar) e Pesquisador (Ergonomia). No Bloco 5, a alteração foi para Analista de Gestão em Pesquisa e Investigação Biomédica (Gestão Pública), e no Bloco 9 para Técnico em Atividades de Mineração (Geoprocessamento).
A retificação também detalhou ou modificou outros pontos cruciais, como os pesos dos eixos temáticos e os critérios da Avaliação de Títulos. Adicionalmente, no bloco temático 1 (B1-07 – Ministério da Saúde (MS)), a relação de cargos/especialidades que integram a Fase 6 do certame (Defesa de Memorial e Prova Oral) foi alterada, exigindo atenção extra dos candidatos a essas vagas.
Para os concurseiros do Nordeste, especialmente aqueles focados no CNU 2025, é indispensável acessar a retificação na íntegra no Diário Oficial da União para verificar cada detalhe que possa impactar sua inscrição, preparação e as próximas etapas. A dinâmica de um concurso de proporções nacionais como este exige acompanhamento constante e uma preparação adaptada às últimas novens.
O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.
Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/noticias/cnu-2025-edital-terceira-retificacao