Banner de capa da notícia CNU 2025: suspensão descartada!

CNU 2025: suspensão descartada!

14/07/2025
NOTÍCIAS

O Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) continua firme em seu cronograma! O Ministério Público Federal (MPF) havia solicitado à Justiça Federal do Distrito Federal, no dia 3 de julho, a suspensão do edital da segunda edição do certame. No entanto, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, descartou categoricamente a suspensão da seleção. Durante participação no programa “Bom dia, Ministra” na última terça-feira, 8 de julho, a ministra afirmou que o MGI mantém um diálogo constante com o MPF desde o CNU 1, que a ação não impede o andamento do CNU 2 e que os esclarecimentos necessários estão sendo prestados.

A ação do MPF, conforme comunicado divulgado no dia 4 de julho, informava que o edital teria sido publicado sem as correções de falhas apontadas na primeira edição do CNU, realizada em 2024, principalmente em relação às bancas de heteroidentificação. A ministra Esther Dweck, porém, fez questão de detalhar o processo e as inovações implementadas para o CNU 2025. Segundo ela, tanto na primeira edição quanto na nova, vários especialistas foram consultados para debater sobre a execução dessa etapa, que é feita de forma presencial, por uma banca de cinco membros certificados, em uma avaliação individual.

Para o CNU 2025, a ministra afirmou que foram implantadas mudanças significativas no processo de heteroidentificação. Em uma inovação, fruto do debate com o Congresso, se o candidato não obtiver maioria na primeira banca avaliadora, ele terá direito a recurso e será avaliado por uma nova banca. A grande mudança é que, se ao menos uma pessoa na banca original e uma pessoa na nova banca confirmarem que o candidato é negro, sua autodeclaração será confirmada. Além disso, outra alteração importante é que, se o candidato não comparecer na etapa de heteroidentificação, ele não perderá totalmente a chance no concurso: não concorrerá às vagas reservadas para cotas, mas continuará concorrendo na ampla concorrência.

Para os concurseiros do Nordeste que buscam uma carreira federal através do CNU 2025, a confirmação do andamento do certame é um alívio. Contudo, as novas regras para a heteroidentificação exigem atenção.

O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.


Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/noticias/cnu-2025-suspensao-descartada