Concurso MEC com 220 vagas tem banca organizadora definida
Está definida a banca organizadora do novo concurso MEC. O Cebraspe foi o escolhido e ficará responsável pela seleção, que vai ofertar 220 vagas, já autorizadas.
O extrato da dispensa de licitação que confirma a banca de Brasília DF foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 24.
O Cebraspe ficará responsável pela publicação do edital, recebimento das inscrições e aplicação das principais etapas de seleção. A próxima etapa deverá ser a assinatura do contrato.
Após a banca ser definitivamente contratada, o edital fica liberado para sair a qualquer momento. De acordo com a portaria de autorização, o prazo limite para publicação do edital é de até seis meses, ou seja, até dezembro deste ano (dia 13).
As provas serão aplicadas dois meses após o edital. O desejo do governo é de que estes concursos federais autorizados na primeira leva tenham seus exames aplicados ainda em 2023, podendo ter nomeações entre o final deste ano e o começo de 2024.
Concurso MEC terá oferta de 220 vagas
O concurso para o Ministério da Educação contará com uma oferta de 220 vagas e o aval contempla a carreira de técnico em assuntos educacionais, de nível superior.
A seleção poderá contemplar várias áreas e cargos, que ainda não foram anunciados pela pasta da Educação.
Em junho, o chefe da pasta, Camilo Santana, falou sobre o edital autorizado.
"Estamos preparando um novo concurso no semestre que vem. Nós autorizamos na semana passada concurso para o MEC, aliás, há anos o MEC não tinha um concurso público. Teremos vagas também para FNDE, Inep, para o Capes. Todos os concursos públicos do Governo Federal", afirmou o ministro da Educação, em visita ao Ceará.
Um pouco depois, a comissão organizadora foi formada. O grupo foi o responsável por conduzir a escolha da banca e deve permanecer acompanhando a seleção até homologar o resultado final.
Último concurso MEC ocorreu há 14 anos
O Ministério da Educação não realiza concurso MEC desde 2009. Na época, foram disponibilizadas 265 vagas para o cargo de agente administrativo, sendo 14 reservadas a portadores de necessidades especiais.
A exigência para se candidatar era ter o ensino médio completo. As remunerações eram de R$1.901,47 para carga horária de 40 horas semanais. Todos os aprovados foram lotados em Brasília DF.
Os candidatos foram avaliados por prova objetiva composta por 120 itens para julgamento como "certo" ou "errado". A banca organizadora foi o Cebraspe.
Concursos federais têm mais de 8,3 mil vagas autorizadas
Até o momento, já foram autorizadas mais de 8,3 mil vagas em vários concursos federais.
O Ministério da Gestão e Inovação anunciou mais 3.026 vagas na última terça, 18, sendo 2.480 em novos concursos.
Anteriormente, a pasta já havia concedido aval para 4.436 vagas em concursos federais para diferentes órgãos e ministérios.
Além desses, também já foram autorizados, no início do ano, os concursos para o Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MCTI), para o Ministério do Meio Ambiente e para a Fundação dos Povos Indígenas (Funai).
Fonte: Folha Dirigida.