Concurso PF: deputado pede ao presidente a prorrogação da validade
O deputado federal Nicoletti solicitou ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a prorrogação imediata do concurso PF 2021. O prazo vai expirar no próximo mês.
O parlamentar divulgou a informação pelas redes sociais e informa que fez o pedido pelo fato de que existem mais de mil aprovados no aguardo de soluções jurídicas para conseguirem a tão sonhada convocação.
Vale lembrar que o resultado final do concurso PF foi publicado em setembro, juntamente com a homologação. A partir daí, começou a contar o prazo de validade, que é de seis meses.
Conforme consta em edital, é possível que haja uma prorrogação pelo mesmo período, ou seja, por mais seis meses. O prazo de validade vai expirar no dia 15 de março e o pedido do deputado é que ele seja ampliado.
"Solicitei, em caráter de urgência, a prorrogação do prazo de validade do concurso público da Polícia Federal de 2021, que vence dia 15 de março deste ano. Existem mais de mil aprovados que aguardam soluções jurídicas para serem convocados. Existe uma carência muito grande de efetivo da Polícia Federal, e não podemos perder a oportunidade de aumentar o efetivo com essas pessoas que tanto se dedicaram e foram aprovadas neste concurso. É fundamental fortalecer as instituições policiais para melhorar a segurança da nossa população!"
Vale destacar que o Governo Federal já sinalizou sobre uma possível prorrogação do prazo de validade. A declaração foi dada na última quarta-feira, 8, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
"A posição do Ministério da Justiça é da prorrogação da validade do concurso existente e o presidente Lula já enfatizou que quer fazer novos concursos para a Polícia Federal", disse em entrevista ao site UOL.
Mais vagas no concurso PF
O ex-presidente Jair Bolsonaro autorizou o preenchimento de mais vagas, além da oferta imediata que prevê o edital. O aval foi dado ainda no final do primeiro semestre de 2022 visando a chamada de mais aprovados do concurso PF, podendo preencher mais 625 vagas.
Deste total de vagas autorizadas a mais, são 53 delegados, 382 agentes, 172 escrivães e 18 papiloscopistas.
"Acabei de assinar dois decretos que autorizam então, por parte da PF e da PRF, iniciar o curso de formação para 625 policiais federais e 625 policiais rodoviários federais. Eu sempre digo que o trabalho deles é excepcional para o Brasil e merecem o reconhecimento por tudo isso, no combate ao crime, aos ilícitos, no combate de tráfico de drogas, de apreensão. Então um trabalho fantástico. Eles são lucrativos para o Brasil. O reconhecimento é importante e a gente espera no momento certo poder garantir materialmente até o reconhecimento aos policiais federais e rodoviários federais", disse.
Concurso PF contava com 1.500 vagas imediatas
Publicado em janeiro de 2021, o edital do concurso PF trouxe a oferta autorizada de 1.500 vagas, todas de nível superior. A distribuição pelos cargos foi a seguinte:
- Agente de polícia - 893 vagas
- Escrivão de polícia - 400 vagas;
- Papiloscopista policial federal - 84 vagas;
- Delegado de polícia - 123 vagas.
As vagas oferecidas são em formato nacional, ou seja, sem distribuição por regiões.
Novo concurso PF é desejo de Lula
Além de anunciar que o concurso da PF deve ser prorrogado, Flávio Dino informou que novos concursos PF estão na pauta de Lula e podem avançar em breve.
O chefe da pasta complementou dizendo que ainda não tem nada para anunciar novos editais, com poucos meses de governo, mas afirma que: "os dois temas estão a sério na nossa pauta e vamos avançar".
Fonte: Folha Dirigida.