Concurso público Guarda de João Pessoa: banca organizadora definida, saiba mais
Foi definida a banca organizadora do próximo concurso Guarda de João Pessoa PB. Conforme dispensa de licitação publicada no último dia 12, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) ficará à frente da próxima seleção.
Com a banca definida, o próximo passo será a formalização do contrato e, posteriormente, a publicação do edital.
Em junho, o prefeito da Paraíba, Cícero Lucena, revelou que o edital do município, incluindo as vagas para a Guarda Municipal, será divulgado em até três meses. Ou seja, até setembro.
“Muito em breve será lançado o edital, em 60 ou 90 dias, no máximo”, disse o prefeito, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan João Pessoa.
Além das 200 vagas para a Guarda Municipal, Lucena afirmou que serão oferecidas mais 600 oportunidades.
"Sairá um edital para mais de 800 vagas, entre elas 200 para guarda municipal, 100 vagas para agentes de trânsito, além de engenheiros, arquitetos. Outras 400 vagas também na Educação e mais 100 para outras áreas", revelou o prefeito.
A distribuição dessas oportunidades pelos cargos e áreas já havia sido anunciada pelo governo municipal, sendo ela:
- agentes de mobilidade urbana: 100 vagas;
- assistentes sociais: 20 vagas;
- contadores: 8 vagas;
- analistas de Tecnologia da Informação (TI): 10 vagas;
- analistas de sistemas: 22 vagas; e
- área da Educação: 440 vagas para diversos cargos.
Em 2012, quando teve seu último concurso, a Guarda Municipal tinha ganhos iniciais de R$1.400. Os valores atuais ainda não foram revelados.
O cargo exige nível médio dos candidatos, além da carteira de motorista na categoria "B", idade entre 18 e 45 anos e, no mínimo, 1,65m (homens) ou 1,55m (mulheres).
O último concurso para a Guarda Municipal de João Pessoa ocorreu em 2012. Na época, a seleção contou com 250 vagas, sendo 175 para homens e 75 para mulheres.
Para participar, era preciso ter nível médio, carteira de motorista na categoria "B", entre 18 e 45 anos de idade e, no mínimo, 1,65m para homens e 1,55m para mulheres. Os ganhos iniciais eram de R$1.400.
A seleção teve a organização do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e contou com diversas etapas, sendo elas: prova objetiva, exames médicos, Teste de Aptidão Física (TAF) e avaliação psicológica.
Na prova objetiva, os candidatos responderam a 50 questões, que foram distribuídas entre as disciplinas de Informática, Conhecimentos Gerais, Sociologia, Atualidades, Português, Matemática e Noções Básicas de Direito.
Fonte: Concursos RN.