Concurso público para o Banco do Brasil 2023: locais de prova são divulgados
Cartão de Confirmação de Inscrição no concurso Banco do Brasil 2023 foi disponibilizado nessa segunda-feira, 17, no site da Fundação Cesgranrio , banca organizadora da seleção. O documento apresenta os locais e horário de aplicação das provas, marcadas para domingo, 23 de abril das 13h30 às 18h30.
Para acessar o Cartão de Confirmação é preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Os locais de prova estavam previstos para o dia 19, mas a organização do concurso adiantou a divulgação.
A recomendação é chegar ao local designado para realização da prova com uma hora de antecedência. De acordo com o edital, será necessário levar: documento de identidade original com foto com o qual se inscreveu e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
O concurso atraiu quase 1,5 milhão de candidatos. Foram registradas mais de 1,3 milhão de inscrições para as vagas de escriturário – agente comercial e mais de 130 mil para as de agente de tecnologia.
Segundo o Banco do Brasil, entre os inscritos, 53,75% são do sexo feminino e 77% têm até 35 anos de idade. A maioria elege a possibilidade de ascensão e carreira como o principal motivo para prestar o concurso.
Os concorrentes serão avaliados por provas objetivas e de redação. Confira os detalhes a seguir:
Saiba como serão as provas do concurso Banco do Brasil
A prova objetiva do concurso Banco do Brasil será composta por 70 questões, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 45 de Conhecimentos Específicos. As disciplinas irão variar de acordo com o perfil profissional escolhido (agente comercial ou de tecnologia). Veja abaixo:
Agente comercial (escriturário tradicional)
Conhecimentos Básicos - 25 questões
- Língua Portuguesa (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
- Língua Inglesa (cinco questões com valor de um ponto cada);
- Matemática (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
- Atualidades do Mercado Financeiro (cinco questões com valor de um ponto cada).
Conhecimentos Específicos - 45 questões
- Matemática Financeira (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
- Conhecimentos Bancários (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
- Conhecimentos de Informática (15 questões com valor de 1,5 ponto cada); e
- Vendas e Negociação 15 questões com valor de 1,5 ponto cada).
Agente de tecnologia (escriturário com foco em TI)
Conhecimentos Básicos - 25 questões
- Língua Portuguesa (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
- Língua Inglesa (cinco questões com valor de um ponto cada);
- Matemática (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
- Atualidades do Mercado Financeiro (cinco questões com valor de um ponto cada).
Conhecimentos Específicos - 45 questões
- Probabilidade e Estatística (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
- Conhecimentos Bancários (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
- Tecnologia da Informação (35 questões com valor de 1,5 ponto cada).
Será eliminado quem obtiver aproveitamento inferior a 50% do total da pontuação do conjunto das provas objetivas, aproveitamento inferior a 50% em Conhecimentos Básicos ou inferior a 50% na parte Específica.
Além disso, será eliminado o participante com nota zero em qualquer uma das disciplinas. Apenas será corrigida a redação dos aprovados, na objetiva, em uma posição que não ultrapasse o triplo do somatório do total de número de vagas e do número de cadastro de reserva.
A redação será, exclusivamente, de caráter eliminatório. O exame terá o modelo de texto dissertativo-argumentativo. Já a avaliação terá uma pontuação igual a 100, sendo necessário obter 70 pontos ou mais para ser aprovado.
O resultado final está previsto para o dia 14 de julho. Após a homologação do concurso, a seleção ficará válida por um ano, prorrogável por igual período. Os aprovados serão contratados em regime celetista.
Fonte: Concursos RN.