
Concursos federais à vista! 6.737 vagas abertas
O Governo Federal anunciou a criação de 6.737 novos cargos para professores e técnico-administrativos de universidades federais. A informação foi confirmada nesta terça-feira (14) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
A medida foi oficializada por meio de uma portaria conjunta assinada pelos dois ministérios, que será publicada em breve no Diário Oficial da União. O preenchimento dos cargos ocorrerá por meio de concursos públicos, conduzidos diretamente por cada instituição federal de ensino.
Segundo a ministra Esther Dweck, a distribuição das vagas será a seguinte:
- Mais de 1.200 cargos para professores efetivos;
- 249 cargos para professores substitutos;
- Cerca de 5.300 cargos para técnico-administrativos.
O anúncio faz parte da política de expansão e fortalecimento da rede federal de educação. Em julho, o governo já havia criado 4.500 novos cargos para os institutos federais, e agora amplia a iniciativa para as universidades.
“Esse é o compromisso do presidente Lula para fortalecer a nossa rede federal de educação e a expansão que estamos realizando. Investir em educação é investir no Brasil”, afirmou o ministro Camilo Santana.
A ministra Esther Dweck também destacou que o reforço demonstra o compromisso do governo com a formação de jovens para empregos qualificados e a valorização das carreiras da educação pública.
Carreiras reestruturadas
Em junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.141, que criou novos cargos no plano de carreira dos técnico-administrativos em educação.
A partir dessa mudança, foram definidos dois cargos principais:
- Técnico em Educação (nível médio);
- Analista em Educação (nível superior).
Essas funções substituirão antigas especialidades das carreiras administrativas das universidades e institutos federais. Com isso, cada instituição deverá identificar suas áreas prioritárias para, então, abrir concursos específicos.
Por exemplo, o antigo cargo de assistente em administração passa a ser enquadrado como uma especialidade de técnico em educação.
O Ministério da Educação ainda não divulgou o cronograma de publicação dos editais, mas a expectativa é de que as universidades iniciem os concursos ao longo de 2025.
O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.