Banner de capa da notícia Concursos no Nordeste (RN, PB, PE e CE) Previstos para 2023

Concursos no Nordeste (RN, PB, PE e CE) Previstos para 2023

30/12/2022
NOTÍCIAS

CONCURSOS RIO GRANDE DO NORTE 2023: CONFIRA OS EDITAIS PREVISTOS

Novos concursos Rio Grande do Norte estão no radar para 2023, com mais de 2 mil vagas em editais que podem sair já no início do próximo ano.

Quem aguarda por novos concursos no Rio Grande do Norte pode esperar um ano de 2023 com muitos editais. Pelo menos, é o que consta no planejamento do estado, tanto no Executivo quanto no Judiciário. 

Em relação ao Poder Executivo, com a reeleição da governadora Fátima Bezerra, os concursos previstos no seu primeiro mandato, que ainda não foram abertos, são aguardados para este segundo, que terá início em 2023.

Entre as seleções está a da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Previsto nos últimos anos, o concurso teve sua banca organizadora contratada recentemente e, agora, aguarda apenas a publicação do edital, com 1.158 vagas de praças (soldados).

Já no Poder Judiciário, a espera é pelo edital do concurso TJ RN, que está autorizado e promete mais de 900 vagas. Confira abaixo esses e outros concursos RN aguardados para 2023!

Confira os próximos concursos Rio Grande do Norte 2023 

PM RN

O concurso PM RN contará com 1.158 vagas, sendo 1.128 para o ingresso de praças (soldados) e 30 para o posto de praças músicos.

A seleção será organizada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Como a banca já foi contratada, o edital pode ser publicado a qualquer momento.

Segundo a governadora Fátima Bezerra, a previsão é para que edital seja lançado em 2023. A carreira de praça é destinada a quem concluiu o nível superior  em qualquer área.

Em 2018, quando foi publicado o último edital, os ganhos iniciais para a carreira eram de R$2.904. No entanto, conforme Lei de 2019, os valores atuais são de R$3.571,82.

IDIA RN

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte prepara o seu novo concurso IDIA RN, por meio da sua comissão organizadora, formada neste último semestre.

Cabe à equipe realizar os estudos internos para o levantamento das necessidades reais de pessoal para o quadro efetivo do IDIA RN, com suas respectivas justificativas.

Com o número de vagas e cargos aprovados, a comissão poderá escolher e contratar a empresa que ficará responsável pelo concurso.

Somente com banca contratada, um novo edital poderá ser publicado. A expectativa é para que isso ocorra em 2023.

Idema RN e Detran RN

Outra seleção prometida pela governadora Fátima Bezerra é a do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema RN).

Em agosto, durante o Fórum Caminhos do RN, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), a governadora prometeu um novo concurso Idema RN.

"Faremos concurso, sim, no Idema para o Estado ser ainda mais eficiente e proativo [...] Hoje, a maioria dos servidores do Idema é de terceirizados. Há um esforço para um atendimento qualificado e que vem sendo feito, mas é preciso fazer o concurso público", acrescentou.

Assim como o Idema RN, o Governo do Rio Grande do Norte também tem o concurso Detran RN como uma promessa de gestão. 

Previsto desde o início do ano, o edital segue sem data para publicação. Os cargos e o número de vagas que serão oferecidos ainda não foram revelados. 

TJ RN

Por fim, o Poder Judiciário também prepara o seu concurso TJ RN. Autorizada, a seleção contará com 917 vagas, sendo 229 imediatas e 688 para a formação de um cadastro de reserva. 

Com o aval,  a publicação do edital pode ocorrer neste fim de ano ou no início de 2023. A seleção terá oportunidades para cargos dos níveis médio e superior, sendo eles:

nível médio: técnico judiciário (160 imediatas e 288 no cadastro reserva); e

nível superior: analista judiciário na área de Tecnologia da Informação (35 imediatas mais 144 no CR) e analista judiciário das áreas de Psicologia (12 + 68 no CR), Serviço Social (seis + 51 no CR), Contabilidade, Ciências Atuariais ou Economia (nove + 17 no CR), História ou Museologia (uma + seis no CR), Arquivologia (uma + seis no CR), Biblioteconomia (uma + seis no CR), Pedagogia (duas + seis no CR) e Direito (duas + 96 no CR).

Os candidatos de nível médio serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, enquanto os de nível superior terão uma terceira etapa, sendo ela a análise de títulos. 

Além disso, o concurso do Tribunal será regionalizado, com vagas distribuídas pelas seguintes regiões: Oeste Potiguar; Central Potiguar; Agreste Potiguar; Leste Potiguar; e Natal. 


Fonte: Folha Dirigida.


Concursos públicos previstos e confirmados para o Pernambuco em 2023

O ano de 2023 está prestes a começar e promete ser recheado de concursos públicos. Em Pernambuco, estão previstos editais para Segurança, Educação e para área administrativa de municípios. 

O Estado terá uma nova governadora: Raquel Lyra (PSDB), que assumirá seu mandato no dia 1º de janeiro. Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do Executivo em Pernambuco. 

Em seu plano de governo, encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral, Raquel propõe ampliar o efetivo nas ruas e garantir a melhoria dos equipamentos e materiais das polícias Científica, Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.

Dessa forma, os editais para ingresso nas forças de Segurança não devem demorar para serem publicados. Folha Dirigida reúne a seguir os concursos Pernambuco que devem ser abertos em 2023. Confira!

Concurso PM PE

Na área de Segurança, o governo do Estado anunciou a realização do concurso com 2.580 vagas para a Polícia Militar (PM PE). Confira a distribuição:

2.400 vagas para soldados (praças);

180 vagas para oficiais.

O edital chegou a ser previsto para o segundo semestre de 2022, mas por problemas orçamentários acabou adiado para 2023. 

Para soldado da Polícia Militar de Pernambuco o requisito é ter o ensino médio completo. Além de Carteira Nacional de Habilitação e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Já a carreira de oficial o requisito é a graduação em Direito. 

Os próximos concursos PM PE contarão com ainda um novo requisito de idade. Em julho, foi sancionada a Lei Complementar 498/2022, que aumenta a idade máxima para 30 anos para soldados e oficiais.

A exceção é para a carreira de oficial médico, cujo limite será de 35 anos. Os salários atualizados não foram informados. 

Concurso Bombeiros PE

No caso do Corpo de Bombeiros, a previsão é que sejam abertas 400 vagas para soldados. 

A carreira de soldado exige o ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Assim como na PM PE, o requisito de idade foi aumentado para 30 anos. Os salários atualizados não foram divulgados. 

Concurso Polícia Civil PE

Por sua vez, o concurso Polícia Civil PE deve ofertar 1.587 vagas, distribuídas da seguinte maneira:

1.200 vagas para agentes;

300 vagas para escrivães;

50 vagas para peritos papiloscopistas;

47 vagas para delegados.

Todas as chances serão para contratação efetiva. Os requisitos e salários ainda não foram confirmados. 

Concurso Politec PE

No caso da Polícia Científica (Politec), o governo de Pernambuco espera abrir concurso com 164 vagas, com a seguinte distribuição:

50 vagas para peritos criminais;

50 vagas para médicos legistas;

60 vagas para agentes de Medicina Legal;

4 vagas para agentes de perícia criminal.  

Os salários, cronograma, requisitos e mais informações ainda não foram confirmados e devem ser anunciados em breve. 

O edital deve ser publicado em 2023, assim como para as demais forças de Segurança do Estado. 

Concurso Seres PE

A Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres PE) deve realizar um novo concurso para o quadro administrativo em 2023. Esse é o objetivo do termo de ajustamento de conduta (TAC), firmado com o Ministério Público do Estado no dia 20 de dezembro. 

Primeiro, as secretarias estaduais deverão elaborar um estudo do perfil dos cargos que devem compor o quadro técnico administrativo da Seres PE. Em até 60 dias, esse estudo deve ser apresentado, delimitando quantos cargos de servidores devem ser criados, além da distribuição em todas as unidades do órgão.

Depois, no prazo de 90 dias, a Secretaria de Administração (SAD) enviará ao Apoio Jurídico-Legislativo do Governo do Estado uma minuta de projeto de lei para a criação dos cargos do quadro da Seres.

Até 30 dias após a conclusão do trâmite legislativo para a criação dos cargos, as secretarias deverão solicitar autorização de concurso público para o preenchimento dos cargos.

Por fim, obtendo a homologação do resultado do concurso, os aprovados deverão ser nomeados até maio de 2024. Os novos servidores irão substituir os contratados temporariamente, em atendimento à decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

Concurso Recife PE 

A Prefeitura de Recife, capital de Pernambuco, tem concursos previstos para 2023. Por exemplo, para Secretaria de Educação são esperadas mais de mil vagas para professores.   

A oferta será para os cargos de professor I (contemplando a Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais com carga horária mensal de 145 horas/aula) e professor II (contemplando o Ensino Fundamental Anos Finais com carga horária de 100 horas/aula).  

O Cebraspe já foi escolhido como organizador do concurso para Educação de Recife. Ele ficará responsável por receber as inscrições, além de viabilizar e aplicar as provas.  

O município também prepara concurso com 390 vagas para Emlurb (Manutenção e Limpeza Urbana) e URB (Urbanização de Recife). Para que a seleção seja aberta, um projeto de lei precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores do Município.  

O prefeito João Campos enviou um PL que visa a criação das 390 vagas para preenchimento por concurso. O texto também prevê a criação de um plano de cargos, carreiras e vencimentos para ambas as instituições. 

O objetivo da prefeitura é qualificar o quadro de servidores das autarquias, de maneira definitiva. Segundo a prefeitura, a estimativa é realizar os concursos no primeiro semestre de 2023.  

Concurso Olinda PE 

A Prefeitura de Olinda também planeja concursos para 2023. Há editais previstos para Guarda Municipal, por exemplo. O processo para escolha da banca organizadora da seleção já foi autorizado.  

Estão previstas 24 vagas mais 100 para a formação de um cadastro de reserva para o próximo concurso da Guarda de Olinda PE. 

O requisito do cargo é ter o ensino médio completo. O salário base é de R$1.212,00 mais as seguintes gratificações, podendo chegar assim ao valor de R$3.151,20.  

Outro concurso previsto em Olinda PE é para área de Patrimônio e Sítio Histórico. A comissão organizadora está formada desde 2021.  

Cabe à equipe analisar, elaborar, discutir, acompanhar, planejar, bem como fazer o levantamento da necessidade dos cargos e número de vagas a serem preenchidas. 

Concurso Câmara de Olinda PE 

A Câmara Municipal de Olinda já anunciou a realização de um novo concurso público em 2023. A oferta, de acordo com o órgão, deve ser de 20 vagas para cargos dos níveis médio e superior.  

O presidente da Câmara, Saulo Holanda (SD), informou que o edital deve ser divulgado no primeiro semestre. Os salários serão variáveis de R$2.600 a R$5.200.  

Até o edital, o número de oportunidades pode aumentar, em caso de aposentadorias e desligamentos de atuais servidores. A princípio, serão contempladas as carreiras de analista legislativo, técnico legislativo e auxiliar legislativo. 

Este será o segundo concurso da Câmara de Olinda PE. O primeiro ocorreu em 2015, quando foram disponibilizadas 23 vagas. 

Concurso Caruaru PE 

A Prefeitura de Caruaru planeja abrir cerca de 1.500 vagas em concursos públicos. O primeiro edital já foi publicado com 24 oportunidades para a Secretaria de Fazenda.  

O próximo edital está previsto para o início de janeiro de 2023. As vagas serão destinadas ao CaruaruPrev e URB. Os demais editais serão diulgados de modo sequenciado. 

A banca organizadora do concurso será o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), responsável pela aplicação das provas.

“Até 2023, iremos preencher, aproximadamente, 1.500 vagas, que serão ofertadas para diversas áreas como saúde, educação, trânsito. É uma necessidade do município que a gente agora atende, junto ao Instituto IBAM, uma empresa com quase 70 anos de experiência”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Segundo o prefeito, este será o maior concurso da história da cidade.


Fonte: Concursos RN.             


CONCURSOS PÚBLICOS PREVISTOS PARA A PARAÍBA EM 2023

No Nordeste, diversos concursos são aguardados para a Paraíba e podem ser realizados já em 2023. Durante a campanha pela reeleição, o governador João Azevêdo deu algumas previsões.

Entre os editais mais esperados estão os da área da Segurança, com oportunidades para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado. Neste caso, cerca de mil vagas estão previstas para soldados.

A área da Educação também não fica pra trás, considerando que a promessa inicial do governador era de um edital por ano, com mil vagas cada. Por conta da pandemia, no entanto, o planejamento atrasou e pode ser retomado no próximo ano.

Confira abaixo os detalhes sobre estas seleções e outras previstas, para 2023, no Estado da Paraíba.

PM PB e Bombeiros PB

Um novo concurso PM PB e Bombeiros PB voltou a ser confirmado pelo governador João Azevêdo. Em entrevista à TV Arapuan, na última segunda-feira, 26, o chefe do Poder Executivo falou sobre a seleção.

"Primeira pergunta, sim, intenção nossa é que, em 2023, nós façamos concurso para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros. Nós estamos levantando exatamente essa demanda, mas deve ser algo em torno de mil vagas", disse o governador.

Em maio deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Estado fez um levantamento sobre o número de vagas e condições para a realização do concurso ainda este ano.

No entanto, devido às restrições orçamentárias, o edital foi adiado para 2023. Com o trâmite, as corporações acreditam no aval e realização dos concursos.

Para participar da seleção de soldados, será preciso ter nível médio completo, altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres), além da idade entre 18 e 32 anos, até a data de matrícula no curso de formação.

Educação PB

Na Educação também não é diferente, já que os estudos para o concurso seguem em andamento na Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia.

"Fizemos um concurso público de mil professores e mais mil ainda dentro do mesmo concurso. Estamos fazendo estudo de um próximo concurso para definir que áreas em que vamos trabalhar", disse o governador.

Apesar da confirmação, desde janeiro o concurso está sendo avaliado pelo estado. No início do ano, o secretário estadual de Educação, Cláudio Furtado, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, falou sobre o levantamento de vagas e áreas.

Na ocasião, o titular adiantou que o concurso SEE PB teria vagas para professores e outros cargos, a depender da necessidade. Entre as funções previstas estariam também psicólogos e assistentes sociais. 

"A gente sabe que, hoje, profissionais como psicólogos e assistentes sociais são profissionais da Educação. Há um bom tempo, esses profissionais não podiam ser contratados pela Educação e são extremamente necessários para rede de ensino", explicou. 

EPC PB

Em junho deste ano, o governador anunciou um novo concurso EPC PB. Segundo o chefe do Poder Executivo, a seleção da Empresa Paraibana de Comunicação contará com 244 vagas.

Desse total, 154 oportunidades serão imediatas e 90 para a formação de um cadastro de reserva, com destaque para as áreas de Comunicação e Administrativa. 

Segundo o governador, a maior quantidade de vagas será para os cargos de jornalista, assessor, editor, repórter e rádio difusão. No entanto, a seleção contará com oportunidades também para contador e advogado, entre outras carreiras.

"Nós vamos publicar logo logo o edital. Com isso, iremos resolver a questão de profissionais para a EPC. O candidato interessado deverá ficar atento quanto às movimentações do certame, uma vez que o próximo passo é a definição da banca e, depois, a publicação do edital. Quem tiver interessa já pode ir se preparando", disse o governador durante o programa Conversa com o Governador, da Rádio Tabajara.

Apesar do anúncio, a seleção ainda não foi aberta, sendo aguardada para o ano que vem.


Fonte: Concursos RN.


CONCURSOS CEARÁ 2023: SAIBA QUAIS OS EDITAIS QUE PODEM SAIR

Novo governador eleito, Elmano de Freitas deve realizar concursos Ceará em 2023. Veja o que pode sair no próximo ano!

O ano de 2023 no Estado do Ceará vai começar com mudanças, já que o governo terá um novo comandante a partir de 1º de janeiro. E a expectativa é grande para que novos editais possam ser publicados. Quais concursos Ceará 2023 podem sair?

Essa é a pergunta "de milhões" que os cearenses querem saber para ficarem atentos.

Afinal, quem quer uma vaga no serviço público não pode esperar o edital sair para começar os estudos. Por isso, a preparação começa o quanto antes, já com a previsão do concurso ser lançado.

O novo governador eleito foi Elmano de Freitas (PT), que já adiantou que chamará os aprovados nos concursos da Segurança Pública e da Saúde. Além disso, já prometeu um edital em específico, que será o primeiro da sua gestão.

Mas, além desses, Elmano terá o compromisso de realizar outros concursos que já têm editais previstos e estão adiantados.

Quer saber quais são? Continue lendo esta matéria e fique por dentro de tudo!

Como dito acima, Elmano de Freitas já prometeu o primeiro concurso público da sua gestão. Mas, além desse em específico, ele terá a missão de realizar outros que já estão com preparativos avançados e ficarão como "herança" da antiga gestão.

Veja a seguir alguns detalhes sobre esses editais que podem sair em 2023 no Estado do Ceará.

Concurso Polícia Civil CE

Elmano de Freitas já garantiu que o primeiro edital de sua gestão será para um novo concurso PC CE. Segundo ele, foi estabelecida essa promessa junto aos delegados do estado.

“É o primeiro concurso que irei realizar. Vamos sentar com a equipe da Seplag para definir prazos", disse Elmano.

Elmano ainda disse que, não somente publicará um novo edital, como também vai chamar os aprovados do que está em andamento. Além disso, recentemente, o Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou uma ação civil pública e solicitou o concurso PC CE, a curto prazo, para provimento de vagas em três cargos: 

Delegado;

Escrivão; e

Inspetor.

O último concurso da Polícia Civil do Ceará foi realizado em 2021 e trouxe uma oferta de 1.500 vagas. Dessas, eram 500 imediatas e 1.000 para formar um cadastro de reserva para os cargos de investigador e escrivão.

Concurso Polícia Penal CE

Outro edital que está próximo no Ceará é o do concurso Polícia Penal CE, que foi confirmado e deverá ter 800 vagas, sendo 250 para ingresso imediato e as demais para a formação do cadastro de reserva. 

A expectativa, inclusive, é para que o edital seja divulgado em 2023. O secretário Mauro Albuquerque já informou que concurso está autorizado pela governadora, Izolda Cela.

Em resposta à Folha Dirigida, disse que o edital estava sendo analisado e avançaria 'em breve'. Recentemente, a lei que altera a idade foi sancionada e, com isso, os preparativos devem avançar.

Concurso Arce

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado (Arce) está com praticamente tudo pronto e o edital do concurso Arce já pode sair, inclusive, a qualquer momento. Afinal, desde outubro que a banca organizadora está confirmada.

A seleção será comandada pelo Instituto Consulplan, cuja dispensa foi publicada em agosto. O extrato do contrato com a banca também foi publicado em Diário Oficial, com vigência de 24 meses, ou seja, de dois anos.

Com ao contrato assinado, não há mais trâmites burocráticos que impeçam o edital de sair. A seleção contará com vagas imediatas e formação de cadastro reserva no quadro de servidores da Arce. Os cargos e quantitativo de vagas ainda não foram definidos.

Concursos CE confirmados em Fortaleza

Além dos concursos acima, o Estado do Ceará também tem muitas oportunidades previstas para o município de Fortaleza, cujos editais devem todos sair em 2023. Foram 1.417 vagas anunciadas para cargos de níveis médio e superior, em vários órgãos.

O prefeito José Sarto anunciou a oferta para diferentes secretarias e órgãos municipais, com salários que podem chegar a R$20 mil. 

Das oportunidades, 1.128 serão para nível médio e 289 para nível superior (nas áreas de Administração, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Agrônoma, Arquitetura, Medicina Veterinária, Biologia, Comunicação Social, Design e Outras). 

Veja a seguir a previsão de vagas por órgão/secretaria e nível de escolaridade:

Nível médio

Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC): 128 vagas;

Guarda Municipal: 1.000 vagas.

Nível superior:

Secretaria Municipal da Saúde (SMS): 15 vagas;

Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor): 60 vagas;

Secretaria Municipal das Finanças (Sefin): 50 vagas;

Procuradoria Geral do Município (PGM): 30 vagas;

Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger): 28 vagas;

Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma): 26 vagas;

Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor): 7 vagas;

Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf): 16 vagas;

Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor): 15 vagas;

Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor): 13 vagas;

Instituto Dr. José Frota (IJF): 13 vagas;

Controladoria e Ouvidoria Geral do Município: 12 vagas;

Secretaria Municipal de Governo (Segov): 4 vagas.

Alguns órgãos já estão com preparativos avançados. A Guarda de Fortaleza, por exemplo, já tem comissão organizadora formada.

Fonte: Folha Dirigida.