Concurso público para PM e CBM PB tem banca definida para 1.100 vagas (nível médio)
O concurso PM PB e Bombeiros PB será organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A banca foi oficializada no Diário Oficial do Estado deste sábado, 8.
Conforme a dispensa de licitação, a banca ficará à frente do concurso, que contará com 1.100 vagas imediatas, sendo 900 para a Polícia Militar e 200 para o Corpo de Bombeiros da Paraíba.
Com a banca definida, o próximo passo será a formalização do contrato entre as partes, assinatura e publicação do extrato no Diário Oficial. Após essa etapa, o edital poderá ser divulgado.
A expectativa é para que o concurso seja aberto neste segundo semestre. Vale lembrar que, além das vagas imediatas, o Corpo de Bombeiros da Paraíba deverá contar com mais 200 oportunidades no cadastro de reserva, totalizando uma oferta de 1.300 postos no concurso.
Além da Segurança, o governador João Azevêdo também já anunciou que um processo seletivo para a Educação e outros concursos para Educação, Cultura e demais áreas devem ser realizados este ano.
"Eu acredito que o melhor caminho para selecionar servidores seja através do concurso público. Vamos ter concurso para a Secretaria do Estado da Educação, com mais mil (vagas para) professores. Na área da Secretaria da Cultura, o concurso contará com vagas para gestão cultural, arqueólogo, museólogo, arquivista, historiador e mais. Na Polícia Militar serão 900 vagas (efetivas), onde já estamos trabalhando na contratação da banca examinadora. Para o Corpo de Bombeiros serão mais 200 vagas", disse o governador, durante entrevista a rádio Tabajara, em maio.
Veja como serão as provas do concurso PM PB e BM PB
Conforme o projeto básico do edital, já divulgado, o candidato, no ato da inscrição, poderá optar pelo local de realização das provas e testes, que se darão, a princípio, nos seguintes municípios:
- João Pessoa;
- Campina Grande; e
- Patos.
O exame de múltipla escolha deverá contar com, pelo menos, 50 e, no máximo 80 questões, que serão distribuídas nas respectivas áreas de conhecimento apresentadas pelas instituições em até oito disciplinas.
Já a prova discursiva será composta por uma produção textual.
Para ter o exame corrigido, os candidatos terão que conquistar a aprovação na objetiva e classificação em até quatro vezes o número de vagas disponibilizadas para o cargo, em cada corporação.
Ao todo, o Governo da Paraíba espera atrair cerca de 70 mil candidatos para as provas.
Vale lembrar que, após as provas escritas, os aprovados serão encaminhados para as demais etapas, que incluem exames psicológicos, de saúde, de aptidão física e social. Essas avaliações costumam ser realizadas pelas próprias corporações.
Resumo sobre a seleção
- Órgão: Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba
- Cargos: soldados
- Vagas: 1.100 imediatas e 200 previstas na reserva
- Requisitos: nível médio, altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres) e idade entre 18 e 32 anos
- Remuneração: R$3.202,60
- Banca: IBFC
- Status: banca contratada
Fonte: Concursos RN.