O que estudar para o concurso da Caixa? Saiba aqui!
O término do prazo de validade do último concurso Caixa, realizado em 2014, aumentou as esperanças dos candidatos por uma nova seleção.
Com a expectativa do próximo edital, é importante que os interessados comecem a se preparar e concentrem seus estudos nos conteúdos mais recorrentes das provas anteriores. Este artigo aborda as disciplinas e temas que foram mais frequentes nos últimos anos.
Organizado pelo Cebraspe, o último concurso Caixa para ampla concorrência foi bastante concorrido, atraindo 1 milhão de candidatos. Foram mais de 30 mil aprovados e 11.672 admitidos.
A seleção de 2014 ofereceu vagas para técnico bancário de nível médio. Além de oportunidades para médico do trabalho e engenheiro de nível superior.
Com a determinação do fim do prazo do último concurso, a Caixa tem a possibilidade de realizar uma nova seleção para o preenchimento no cargo de Técnico Bancário, de nível médio.
Saber as disciplinas que caíram no último concurso é muito importante para nortear a preparação antes da publicação do edital. Por isso, analisamos as provas passadas e trouxemos conteúdos mais comuns no concurso Caixa para o cargo de Técnico Bancário.
Como são as provas do concurso Caixa
O concurso Caixa para Técnico Bancário compreende provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva do último concurso (2014) foi composta de 120 questões no formato Certo ou Errado. Os itens foram divididos em disciplinas de conhecimentos básicos e específicos. Confira:
Conhecimentos básicos
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Raciocínio Lógico;
- Atualidades;
- Ética;
- Legislação Específica;
Conhecimentos Específicos (para todos os Polos, exceto Tecnologia da Informação)
- Atendimento;
- Conhecimentos bancários.
Conhecimentos Específicos para os Polos de Tecnologia da Informação (DF, RJ E SP)
- Tecnologia da Informação;
- Conhecimentos Bancários.
Em 2014, a prova discursiva para a carreira constou de uma redação dissertativa. O texto deveria ter até 30 linhas e abordava temas relacionados aos conhecimentos específicos.
O que cai no concurso da Caixa
Sem uma banca definida para o próximo concurso público, os interessados em uma oportunidade na Caixa podem dar início a sua preparação destinando maior atenção a temas cobrados em provas passadas.
Além disso, ter a ciência destes conteúdos facilita a elaboração de um cronograma de estudo para o concurso da Caixa Econômica Federal.
Diante disso, traçamos um comparativo das últimas provas, organizadas pelas bancas Cebraspe, Cesgranrio e FCC. A análise foi elaborada com base no Raio X do Qconcursos.
De acordo com a análise, a disciplina mais cobrada nos últimos concursos foi Conhecimentos Bancários, seguida de Português e Noções de Informática. Outros temas também apareceram com frequência em provas passadas e apresentaram um alto grau de relevância, como:
- Matemática Financeira
- Marketing
- Economia
- Atendimento ao Público
- Atualidades
- Direito do Trabalho
- Direito Empresarial (Comercial)
No que se refere aos assuntos mais cobrados, Interpretação de Textos se destaca. Em seguida: Conceitos fundamentais de Matemática Financeira; Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Produtos e Serviços Financeiros; e Sintaxe.
Fonte: Folha Dirigida.