
PLOA 2026: 6 mil vagas no Judiciário previstas
O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, documento que prevê recursos para a criação e provimento de cargos no próximo ano em âmbito federal.
De acordo com o texto, o Poder Judiciário terá previsão de 6.174 vagas. O maior destaque é para a Justiça Eleitoral, que concentra 2.458 vagas, sendo 1.654 para provimento imediato e 804 para criação de novos cargos.
Impacto no concurso TSE Unificado
A previsão orçamentária amplia as perspectivas de nomeações para o concurso TSE Unificado, além de beneficiar candidatos aprovados no TRE Tocantins (TRE TO), que realizou seu certame de forma individual.
Todos os anos, com base no Orçamento sancionado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publica uma portaria definindo os provimentos autorizados por tribunal. A partir daí, cada órgão da Justiça Eleitoral conduz os procedimentos de nomeação e posse.
No caso do TSE Unificado, os resultados finais têm validade prevista até 2027, o que abre possibilidade para novas nomeações, inclusive no cadastro de reserva.
Importante destacar
Apesar de constar no PLOA, a previsão de vagas não garante automaticamente as nomeações. Para serem efetivadas, é necessária a autorização formal e a disponibilidade de recursos.
Agora, o projeto segue para análise e votação no Congresso Nacional, podendo sofrer modificações antes da aprovação definitiva e da sanção presidencial.
O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.
Fonte: https://folha.qconcursos.com/n/concurso-tse-unificado-ploa-2026
Quer ter acesso a todas as notícias no mundo dos concursos? Acesse o Clube IAP e fique por dentro.