Banner de capa da notícia Projeto de Lei busca regular TAF (Teste de Aptidão Físico) para as gestantes.

Projeto de Lei busca regular TAF (Teste de Aptidão Físico) para as gestantes.

09/11/2023
NOTÍCIAS

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 8, o Projeto de Lei n° 1054, de 2019, que visa regulamentar a realização do Teste de Aptidão Física (TAF) em editais de concursos públicos para candidatas gestantes. O projeto, de autoria do senador Confúcio de Moura (MDB - RO), assegura o direito de remarcação do TAF, permitindo que seja realizado em data diversa da prevista.


O texto aprovado pela CCJ estipula que a remarcação do teste não pode ser afetada por fatores como o tempo de gravidez, a condição física e clínica da candidata, bem como a natureza da examinação física, o grau de esforço e o local de realização dos testes. Emenda incluída durante a análise na CCJ amplia esse direito também para candidatas em período puerperal.


Além disso, a Comissão sugeriu que o prazo para remarcação do teste seja fixado entre 72 e 90 dias após o término da gestação, superando o intervalo inicialmente proposto no projeto, que variava entre 30 e 90 dias. Essa medida visa proporcionar maior flexibilidade e consideração às condições específicas das gestantes.


A senadora Ana Paula Lobato (PSB MA), durante a sessão da CCJ, destacou que o projeto está alinhado com a decisão do Supremo Tribunal Federal de 2018, que reconheceu o direito de remarcação do TAF para candidatas gestantes. Para a parlamentar, essa iniciativa visa garantir um acesso mais equitativo aos cargos públicos.


"Trata-se de estratégia de minimizar o desnível, oportunizando à gestante o acesso mais isonômico a cargos públicos, a persecução de seus projetos de vida e ambições, a possibilidade de ascensão social, realização pessoal e independência financeira", afirmou a senadora Ana Paula Lobato.


O projeto agora segue para votação no plenário do Senado, onde será discutido e votado pelos demais senadores antes de ser encaminhado para a Câmara dos Deputados. A proposta representa um avanço significativo na busca pela igualdade de oportunidades em concursos públicos, reconhecendo e respeitando as condições específicas das candidatas gestantes.


O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.


Fonte: https://concursosrn.com.br/projeto-de-lei-busca-regular-taf-teste-de-aptidao-fisico-para-as-gestantes/