Notícias atualize-se e recomende!

Praticidade dos cursos a distância ganha espaço entre candidatos a concurso público 16/07/2012

Quem nunca quis voltar uns minutos naquela explicação importante do professor em sala de aula? Ou estudar na hora e no local que preferir, sem a correia do trânsito ou salas cheias? O Ensino a Distância (EAD) tem crescido consideravelmente no mundo dos concursos como uma alternativa que facilita o planejamento de estudo e o acesso de qualquer parte do país. O EAD veio para facilitar a vida dos candidatos, pois não é preciso deslocamento nem horário fixo para aprender.



Para a gestora de EAD de um preparatório online, Fabrícia Oliveira, o ensino a distância é uma tradição antiga, mas no Brasil o modelo de estudo está tomando fôlego. "O curso online é anterior ao presencial, os meios de como ele acontece é que são recentes. Para quem ainda tem preconceito, comece usando EAD como suporte, como complemento e então, torne o curso online sua única fonte de estudo. Temos alunos que só estudaram pelo EAD e foram aprovados em alguns concursos públicos", conta Fabrícia.



Exemplo disto é a aluna de primeira viagem do curso a distância, Sônia Riggo, aprovada no concurso da Caixa Econômica Federal. Ela nunca havia se preparado com EAD e o escolheu pela comodidade. "Com este tipo de ensino pude estudar no meu ritmo, voltar em uma explicação que eu não havia entendido quantas vezes fosse necessário. Não tinha muito tempo para estudar e por isso optei pelo curso online. Me surpreendi! Aprendi muito mais do que pelos cursos presenciais que já havia feito", explica.



Segundo a gestora, não existe perfil específico para o aluno de ensino a distância. Como no curso presencial, o aluno tem que ser dedicado, disciplinado e ter planejamento. Para ela, as vantagens do EAD é que o aluno consegue respeitar seu ritmo. "Existem aqueles que aprendem mais rápido e os que precisam de uma imersão maior. Quando o aluno consegue adaptar a aula ao seu ritmo ele atinge seu objetivo", garante.



Fonte: IG Concursos (Adaptado)