Notícias atualize-se e recomende!

Comentário HU-Ana Bezerra - Português - Médio - Frederico 12/02/2014

Comentário HU-Ana Bezerra - Português - Médio 


- Nível Médio (Obs: As análises dizem respeito às questões de natureza puramente gramatical.)


QUESTÃO 03 – ALTERNATIVA CORRETA (C).


Comentário: A regência de vocábulos deve ser criteriosamente obedecida. As mudanças sugeridas pelas alternativas A, B, D e E causam inadequações por haver incompatibilidade entre as preposições aplicadas e as fornecidas como substitutivas.


QUESTÃO 05 – ALTERNATIVA CORRETA (D).


Comentário: “gestores, trabalhadores e usuários” não pode ser parâmetro para objeto direto ou indireto, pois não há verbo explicito (transitivo direto ou indireto). Trata-se, pois, de um aposto explicativo (explica por especificação quem são os responsáveis pelo SUS).


QUESTÃO 09 – ALTERNATIVA CORRETA (A).


Comentário: “que o Brasil não volte atrás em relação à desigualdade” é uma oração subordinada substantiva, logo a palavra “que” é uma conjunção subordinativa integrante. Se as alternativas B e D estivessem corretas, um oração coordenada sindética seria estruturada. As alternativas C e E, caso corretas, deveriam ser embasadas por uma oração subordinada adverbial.


QUESTÃO 10 – ALTERNATIVA CORRETA (E).


Comentário: As outras opções de readaptação do trecho solicitado desconstroem a manutenção da coesão e da coerência, pois as alterações executadas comprometem o sentido inicial do trecho mencionado.


 


Prof. Frederico