Notícias atualize-se e recomende!

Edital de Bombeiros-RN sairá nos próximos dias 03/02/2017

Uma ótima notícia para quem deseja ingressar no Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM-RN). Segundo, informações da Secretaria de Administração do governo do estado, o edital sairá na metade de fevereiro. A oferta será de 70 vagas no cargo de soldado. O edital do certame já está pronto e está apenas esperando um ajuste do orgnizador, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) para ser divulgado.


As inscrições estão previstas para começarem em março, de 15 a 30 dias após a divulgação do edital. Já a primeira etapa, que será uma prova objetiva, deverá ocorrer de 30 a 70 dias após o término das inscrições.


Saiba quais os requisitos para se candidatar:


Para se candidatar, será necessário possuir nível médio completo, ter entre 19 e 30 anos e possuir carteira de habilitação B. Para os homens, um dos requisitos é ter, no mínimo, 1,65m. Já as mulheres devem possuir a partir de 1,60m de altura. Atualmente, o salário para soldados é de R$2.904 mensais, mais benefícios ainda não divulgados. O concurso oferece uma excelente oportunidade para quem está atrás do primeiro emprego e busca também estabilidade empregatícia como servidor público.


 Saiba mais sobre o concurso:


Os candidatos terão que passar por uma prova objetiva, avaliação médica, prova de condicionamentos físico e psicológico, investigação social, e por fim, um curso de formação de praças. No exame objetivo, algumas das disciplinas cobradas serão Português, Matemática, Biologia, Atualidades, conhecimentos regionais e normas dos Bombeiros. 


Os soldados realizam atividades de resgate, salvamento, prevenção e combate aos incêndios, e defesa civil. Além disso, estes profissionais executam socorros de urgência, proteção ao meio ambiente, e fiscalizam atividades de esporte e recreação aquática, de excursões em florestas e matas. 


De acordo com o setor administrativo, ainda haverá outro concurso, este com edital a ser divulgado em março. As ofertas são para oficiais, totalizando sete vagas. Os salários que estes profissionais receberão são equivalentes a R$7.986.


A espera por este certame é grande, pois a última seleção foi realizada há dez anos. O presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte, Dalchem Viana, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA que há uma urgência à criação de mais vagas de cabos, sargentos e subtenentes também. “Há uma demanda reprimida de ocorrências que não podem ser atendidas pela falta de efetivo.”


Relembre mais detalhes do último concurso:


Em 2006, os candidatos tiveram que passar por quatro etapas classificatórias, sendo a primeira delas, um exame escrito de 100 questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Atualidades e Potencialidade. Já a última fase foi um curso de formação de soldados que teve duração média de seis meses, por tempo integral. Neste período, os alunos soldados tiveram uma bolsa de estudo equivalente a um salário-mínimo na época.


 


 


Fonte: Folha Dirigida